quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Espera

"Meu filho, se entrares para o serviço de Deus, permanece firme na justiça e no temor, e prepara a tua alma para a provação;humilha teu coração, espera com paciência, dá ouvidos e acolhe as palavras de sabedoria; não te perturbes no tempo da infelicidade,sofre as demoras de Deus; dedica-te a Deus, espera com paciência, a fim de que no derradeiro momento tua vida se enriqueça.Aceita tudo o que te acontecer. Na dor, permanece firme; na humilhação, tem paciência.Pois é pelo fogo que se experimentam o ouro e a prata, e os homens agradáveis a Deus, pelo cadinho da humilhação."
                                                                                            Eclo 2,1-5

Por Rafaela Carvello


Esperar é ter fé. É acreditar em algo a respeito do que não se vê. O dilema "viver ou esperar" nos bombardeia diariamente e decidí-lo parece fazer parte de uma missão impossível. Entretanto, é preciso ter critérios e sabedoria para definir em qual das posições devemos estar diante desta ou daquela decisão. Imagine que um motorista de um ônibus com 40 passageiros dirija a uma velocidade de 100Km/hora. De repente, em sentido contrário surge um caminhão em alta velocidade. Na sua opinião o que ele deve fazer? Ser rápido no volante e desviar ou esperar que o outro veículo colida com o ônibus? E você o que faria?


Imagine agora que você está sofrendo de um câncer agressivo e os médicos já lhe alertaram para a possibilidade da morte. O que fazer? Prosseguir com o tratamento e esperar a cura ou desligar a possibilidade da vida? O que você faria? Todos os dias Deus nos permite decidir entre o "viver e o esperar". A decisão é nossa. A diferença porém, está na relação de confiança que se estabelece com ele. Por exemplo, quando temos de decidir entre um concurso, vaga de emprego ou relacionamento temos a liberdade de fazer nossas próprias escolhas, mas temos a chance de colocar o novo projeto ou a decisão nas mãos daquele que é amor.


Não existe nenhum caminho escolhido pelo homem, no qual, Deus deixe de amá-lo. Deus nos ama indiscutivelmente, oportuno e inoportunamente. Quando nós decidimos por um caminho ele estará sempre ao lado a ser luz onde há trevas, consolo na tribulação, amor na desesperança. Isso significa que esperar faz parte da vida daqueles que vivem em Deus. Ou seja, a diferença entre tomar uma decisão com ele ou sem ele está na possibilidade de entregá-la no colo do pai antes mesmo de ser tomada. "Pai essa é a minha vontade,mas que seja feita a sua."


Quando nos decidimos por viver os planos de Deus aprendemos com duras penas a esperar através dos olhos da fé. Esperamos por algo que nem sequer sabemos quando será, porém, durante essa espera não desistimos de atuar para que a graça aconteça. Afinal de contas, Jesus não tinha onde recostar a cabeça, por isso, não tem apreço por pessoas acomodadas. Abaixo aos Cristãos de banco, que sentados e alimentados da palavra e pelos sacramentos de Deus ruminam o que ganharam sem dividir o presente com alguém.


O livro de Tobias ilustra com clareza essa realidade. Rute se casara com 7 maridos, porém, todos morriam na noite de núpcias. Aos poucos ela foi sendo mal tratada pelas criadas que a consideravam infertil e infeliz...para elas Rute jamais se casaria. Diante da falta de expectativas Rute sofria e, por vezes, chegou duvidar de que talvez viesse a encontrar possibilidade de matrimônio. Apesar disso, ela não desistiu. Por três dias orou e consagrou a Deus sua vida afetiva. No mesmo dia, em uma cidade distante dali Tobit fez oração semelhante.


Deus ouviu as duas preces e permitiu que na esperança, na entrega e na fé de Sara e Tobias toda a vitória seria consolidada. Tobias conhece Sara, se casam e ....viveram felizes para sempre? Eles viveram das promessas de Deus. Antes de serem um do outro eles consagraram suas vidas, a noite de núpcias e a futura família ao Senhor. Isso é fé. Esse é o retrato da confiança nas promessas. Será que Sara deveria ter sido feliz ao lado de um dos 7 que passaram pela vida dela antes de Tobias? E Tobias porque viajar tão longe para seu pai? Havia necessidade já que Tobit tinha muitos empregados?


O que precisamos entender é que devemos esperar conforme a vontade daquele que nos deu a vida. Se a promessa nos foi feita há 3 anos atrás. O que importa é que hoje três anos depois estamos mais perto da graça do que quando a promessa nos foi feita. É sofrer as demoras de Deus e acreditar no prêmio a respeito do que não se vê. E você o que pretende fazer: Viver ou esperar? 




























Nenhum comentário:

Postar um comentário