terça-feira, 5 de outubro de 2010

Amor ágape Vs. Amor Phileo

“assim nós, embora sejamos muitos, formamos um só corpo em Cristo, e cada um de nós é membro um do outro. Temos dons diferentes, conforme a graça que nos foi conferida. Aquele que tem o dom da profecia, exerça-o conforme a fé. Aquele que é chamado ao ministério, dedique-se ao ministério. Se tem o dom de ensinar, que ensine; o dom de exortar, que exorte; aquele que distribui as esmolas, faça-o com simplicidade; aquele que preside, presida com zelo; aquele que exerce a misericórdia, que o faça com afabilidade. Que vossa caridade não seja fingida. Aborrecei o mal, apegai-vos solidamente ao bem. Amai-vos mutuamente com afeição terna e fraternal. Adiantai-vos em honrar uns aos outros. Não relaxeis o vosso zelo. Sede fervorosos de espírito. Servi ao Senhor. Sede alegres na esperança, pacientes na tribulação e perseverantes na oração. Socorrei às necessidades dos fiéis. Esmerai-vos na prática da hospitalidade. Abençoai os que vos perseguem; abençoai-os, e não os praguejeis. Alegrai-vos com os que se alegram; chorai com os que choram. Vivei em boa harmonia uns com os outros. Não vos deixeis levar pelo gosto das grandezas; afeiçoai-vos com as coisa modestas. Não sejais sábios aos vossos próprios olhos.” Romanos 12, 5-16.



Por Sajâmes Paiva



O primeiro é desinteressado. O segundo, extremamente interessado. Amor ágape é aquele vivido e ensinado por Jesus Cristo; é incondicional, simples, puro e verdadeiro. Para ele não existe pré-requisito existencial. É o “amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti
mesmo”. Não se deve confundir caridade (ágape) com filantropia (phileo).  Filantropia é arma de políticos, que “doam” buscando algum tipo de retorno, e neste caso, votos. Devemos amar a Deus de forma ágape, nos doando, sendo caridosos para com nossos irmãos, buscando apenas cumprir os mandamentos de Deus. Relacionamentos interesseiros geram frustrações e desgastes que geram apatia e conseqüentemente a desistência e o abandono das causas divinas.


Quantas vezes você esperou que alguém ligasse num sábado a noite para ir a uma balada e ninguém te ligou? Você serviu a esses falsos amigos o quanto pode e agora não tem mais nada o que os interessa. Assim é para com o cristão. Assim foi comigo. Tenho certeza que é assim com vários servos de Deus. Amamos de forma interesseira. Desgastamos-nos e desistimos da igreja, desistimos de Deus.


Descobrimos a crueldade do amor phileo, este falso amor. Frustrados e desgastados tornamo-nos presas fáceis para o mundo. Magoados com a igreja entregamo-nos a uma falsa liberdade oferecida por amigos mundanos. Vamos ao encontro do amor phileo em sua face mais cruel. E, por estarmos longe de Deus, a frustração e o desgaste são bem maiores. Chegamos literalmente ao fundo poço. Comemos a "lavagem" que o mundo oferece aos seus "porcos".


Então, como na parábola do filho pródigo, voltamos aos braços do Pai. Este nos acolhe com festa, pois o seu Amor é ágape. Para Ele o que vale é o retorno da ovelha perdida e nada mais. Nós, igreja, principalmente, devemos buscar relacionamentos verdadeiros, ágapes, sem nenhum tipo de interesse humano. Devemos buscar o Reino dos Céus despindo-nos do homem velho e suas vaidades interesseiras. Devemos almejar recompensas divinas, agindo de forma coerente com os ensinamentos de Deus. Chega de interesse. Chega e falsas amizades. Você não está sozinho, mesmo que em caminhos contrários ao de Deus, Ele está sempre com você e acredita no seu retorno. Volta pra casa!



Nenhum comentário:

Postar um comentário